Economia

O que os donos de R$ 1,3 tri farão com seu dinheiro nos próximos 12 meses…

Gestores de fundos de pensão analisam gráfico de alocação internacional com setas indicando saída dos EUA e entrada em outros mercados
Fundos de pensão brasileiros reduzem exposição aos EUA e aumentam diversificação internacional em 2024

Os maiores fundos de pensão do Brasil, gestores de R$ 1,3 trilhão em aposentadorias, acabam de revelar suas apostas para o ano que vem. A pesquisa da Abrapp, que ouve quem decide o destino de R$ 461 bilhões, mostra uma virada clara: mais exterior, menos Estados Unidos, zero apetite por fundos imobiliários.

Mas o dado que deveria tirar o sono de qualquer investidor pessoa física está no histórico de 13 anos.

O exterior virou prioridade, mas o endereço mudou

Metade dos fundos consultados pretende aumentar a exposição internacional nos próximos 12 meses. O detalhe está na geografia: mandatos globais — que caçam oportunidades em vários países — saltaram de 59% para 67% das estratégias. Já os fundos concentrados nos EUA encolheram de 38% para 25%.

Em resumo: os gigantes querem diversificação geográfica real, não apenas uma aposta no S&P 500.

Fundos imobiliários: ninguém quer comprar, 28% querem vender

O sinal mais contundente vem dos FIIs. Entre os gestores profissionais que movimentam bilhões, 28% planejam reduzir posição. Zero por cento pretende ampliar. Não é uma garantia de queda nas cotas, mas indica uma mudança estrutural de prioridades.

  • 28% dos fundos de pensão vão diminuir exposição a FIIs
  • 0% pretende aumentar a posição
  • Dividendos atrativos deixaram de compensar o risco percebido

Treze anos de uma transformação silenciosa

Em 2013, a alocação típica era 34% em ações e 56% em renda fixa. Hoje, a Bolsa representa míseros 4,7% das carteiras, enquanto a renda fixa engoliu 86,2%. De cada R$ 100 alocados em renda fixa, R$ 90 estão em títulos públicos.

O governo virou o maior tomador de recursos do país. Com juros reais elevados, não há concorrência: empresas minguam, o Tesouro cresce.

O alongamento que ninguém comenta

Nos últimos três anos, títulos com vencimento superior a cinco anos passaram de 14% para 51% das carteiras de papéis públicos. Os gestores estão travando taxas longas, apostando que o juro real não vai subir mais — ou que a inflação ficará comportada o suficiente para garantir o ganho real.

É uma aposta de continuidade macroeconômica.

Ações: a morte do stock picking

Quando os fundos de pensão compram ações, cada vez menos escolhem empresas. A gestão passiva — replicar índices via ETFs — saltou de 15% para 36% da fatia de renda variável em 13 anos. Os ETFs viraram a porta de entrada para teses sofisticadas sem depender da opinião de um analista sobre petroleira A ou banco B.

Para o investidor individual, o recado é direto: se os profissionais mais bem informados do país abriram mão de tentar bater o índice, talvez você também deva reconsiderar.

O que observar daqui para frente

O ouro, refúgio clássico, caiu mais de 6% no ano — prova de que não existe ativo imune a ciclos. O movimento dos fundos de pensão sugere três vetores para monitorar: (1) a continuidade da fuga para mandatos globais diversificados, (2) o teste de estresse nos FIIs se a saída institucional se confirmar no fluxo real, e (3) o ponto de saturação dos títulos longos do Tesouro. Quando 51% da carteira está em papéis de 5+ anos, qualquer surpresa na curva de juros vira evento sistêmico.

Sua estratégia não precisa copiar a deles. Mas ignorar para onde nadam os tubarões é nadar de olhos vendados.