Um estudo do FMI acaba de confirmar com quatro décadas de dados o que o Butão ensina desde os anos 1970: renda é condição necessária, mas não suficiente para o bem-estar. No Brasil, o “índice de miséria” — soma do desemprego com a inflação — despencou para 9,7 pontos, o menor nível desde 1996. Ainda assim, a satisfação com a vida estaciona em 6,63, cerca de 5% abaixo do pico de 2014.
Como um país tecnicamente “menos miserável” consegue ser mais infeliz que há uma década? A resposta não está no PIB, mas em duas frentes que a macroeconomia tradicional costuma ignorar.
O descolamento entre estatística e percepção
O World Happiness Report usa médias móveis de três anos para medir a satisfação subjetiva em escala de 0 a 10. O fundo do poço veio em 2022 (6,11); a recuperação de 8% até 2025 (6,63) não devolveu o patamar de 6,98 registrado na Copa do Mundo. Paralelamente, a taxa de desocupação ronda 5,5% e o IPCA acumula 4,2% em 12 meses.
Na teoria, o cenário macroeconômico ideal. Na prática, o brasileiro não “sente” a melhora. Esse hiato expõe o limite do PIB como bússola de políticas públicas: variáveis agregadas mascaram dores microeconômicas que definem o humor real da população.
Segurança: a violência mudou de cara, não de endereço
Os homicídios caíram para 19,1 por 100 mil habitantes em 2025 — o menor nível da série histórica do Anuário de Segurança Pública, bem abaixo dos 27,7 de 2012. Parece vitória, mas a percepção diverge: para 30% dos brasileiros (dados Quaest), a violência segue como o problema número um.
A explicação está na mutação do crime. Facções migraram do tráfico para o estelionato digital: foram 2,3 milhões de registros em 2025, uma explosão de 430% desde 2018. Como notou The Economist, há menos corpos nas ruas, mas muito mais vítimas no bolso. O medo deixou de ser de bala perdida para ser de golpe no Pix.
O vilão invisível: apostas online e a destruição do balanço familiar
Se a segurança assusta, as bets corroem a base financeira silenciosamente. Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg mostra que 88,5% da população vê mais prejuízo que benefício nas apostas. A intuição tem lastro empírico robusto.
Um estudo cruzando dados bancários com o registro de crédito do Banco Central (Carvalho, Firpo, Freitas e Scatimburgo) isolou o efeito causal de começar a apostar:
- +20% na probabilidade de inadimplência geral (sobe para 39% no cartão de crédito);
- -16% no limite de crédito concedido pelos bancos;
- -43% na variação mensal do saldo em conta.
Existe ainda causalidade reversa: quem já está apertado financeiramente tem chance maior de entrar no jogo, criando um ciclo vicioso de empobrecimento acelerado.
O que o Butão ensina sobre o Orçamento do ano que vem
O working paper do FMI (Balasubramanian e Cashin, WP 2026/192) não é apenas acadêmico. Ele impõe uma equação dura para formuladores de política: maximizar bem-estar intertemporal exige olhar além da taxa Selic e do superávit primário.
Segurança pública eficiente (não apenas repressiva), regulação de externalidades negativas — como o vício em apostas e a poluição — e saúde mental entram na conta. Mas há um teto: nada disso se sustenta se a dívida pública explodir. Bem-estar comprado com endividamento explosivo é apenas felicidade a prazo, com data de vencimento certa.
O que observar daqui para frente: a capacidade do Estado de regular o mercado de bets sem inviabilizar a arrecadação, a migração das facções para novos crimes financeiros e, principalmente, se a queda do “índice de miséria” finalmente consegue furar a barreira da percepção — ou se o brasileiro continuará infeliz em uma economia “vencedora”.
