Quatro das maiores casas de análise globais calculam que a B3 tem espaço para subir entre 11% e 45% nos próximos meses, dependendo do desfecho da eleição presidencial. O gatilho seria a expectativa de um ajuste fiscal mais agressivo, capaz de derrubar o prêmio de risco embutido nos ativos locais.
O Ibovespa já reagiu: fechou a segunda-feira (5) aos 206.911 pontos, alta de 7,7% no dia, renovando a máxima histórica. O dólar caiu 4,1%, a R$ 5,00. A dúvida agora é se o fôlego se sustenta até 25 de outubro — e, principalmente, depois da posse.
O que os números mostram hoje
Excluindo Petrobras e Vale, o índice negocia a cerca de 10 vezes o lucro projetado para os próximos 12 meses. A média histórica dos últimos dez anos situa-se acima desse patamar. Para o BTG Pactual, o simples retorno à média já renderia 11% a 20%. Se o mercado precificar um cenário mais otimista — um desvio-padrão acima da média —, o potencial salta para 32% a 45%.
O UBS converge: vê o múltiplo indo a 11,8 vezes lucro, o que embute valorização superior a 30%. O Morgan Stanley, em seu caso otimista, aponta para 250 mil pontos no Ibovespa ainda este ano — cerca de 30% acima do fechamento de segunda. O JPMorgan estima expansão de 20% a 25% no P/L do MSCI Brazil, com metade do movimento ocorrendo no curtíssimo prazo.
Setores que mais sentem o impulso
- Varejo: sensível a juros reais e confiança do consumidor
- Construtoras de médio e alto padrão: alavancagem operacional alta
- Mercado de capitais: corretoras, gestoras, bolsas — fluxo de IPOs e ofertas
Esses segmentos lideraram a alta de segunda-feira e tendem a ampliar ganhos se a trajetória de queda de juros se confirmar.
O “se” que pesa mais que o voto
Todos os relatórios condicionam a alta à materialização de medidas fiscais concretas: regra de gastos mais dura, reforma das despesas obrigatórias e trajetória crível de superávit primário. Sem isso, o prêmio de risco volta a subir e a reprecificação se desfaz.
Marília Fontes (Nord Investimentos) resume: “Se a lição de casa for feita do lado fiscal, há potencial para os ativos locais subirem ainda mais”. Alexandre Pletes (Faz Capital) alerta para volatilidade nos próximos 100 dias de governo, mas considera a alta atual “sustentável do ponto de vista de valuation”.
Riscos no radar
Daniel Teles (Valor Investimentos) nota que parte do movimento reflete euforia, mas admite que a Bolsa estava “barata” e que investidores institucionais já queriam aumentar alocação — o freio era fiscal. Ricardo Salim (Lumi Research) aponta o risco principal: frustração com a trajetória de dívida/PIB. Se despesas crescerem sem contrapartida de receita, o prêmio de risco se recompõe e parte da alta reverte.
Ricardo Farias (Fator) cobra o próximo passo: “Até agora os dois lados não discutiram de forma concreta seus planos. Será importante conhecer os nomes dos ministérios econômicos e da Casa Civil.”
O que observar daqui para frente
Três variáveis vão ditar o ritmo nos próximos 60 dias: (1) pesquisas eleitorais e probabilidade implícita de cada candidato; (2) anúncios de equipe econômica e primeiras sinalizações de política fiscal; (3) cenário externo — juros nos EUA, China e preço das commodities. O segundo turno é dia 25. A posse, 1º de janeiro. O mercado costuma antecipar, mas cobra a fatura rápido quando a promessa não vira lei.
