Economia

Bolsa pode disparar 30% ou cair 15%: o que os gestores não contam sobre o cenário eleitoral

Gráfico do Ibovespa com setas divergentes: alta de 30% e queda de 15% sobre fundo de urna eletrônica
Cenário eleitoral cria assimetria extrema: rali histórico ou perdas contidas no Ibovespa.

A quatro dias do primeiro turno, o mercado precifica um cenário binário: vitória da oposição impulsiona um rali histórico, enquanto a reeleição gera perdas contidas, mas reais. A assimetria chama a atenção dos grandes nomes da gestão, mas apostar todas as fichas no resultado das urnas é o erro mais perigoso para o patrimônio.

O tamanho do prêmio (e do risco) nas projeções atuais

Luís Stuhlberger, do fundo Verde, cravou a métrica mais agressiva: alta de 30% no Ibovespa se o senador Flávio Bolsonaro (PL) vencer Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A lógica é simples: a alocação em ações brasileiras está na mínima histórica. “Ninguém tem ação, se entra uma onda de gente comprando sobe muito”, resume o gestor.

Felipe Passero, da Jaguaretê Investimentos, corrobora a tese. Fundos quantitativos e capital externo — que retirou R$ 38,26 bilhões entre maio e agosto, segundo a Elos Ayta — podem reverter o fluxo num “trade eleitoral”, padrão já visto na Colômbia e na Argentina. No cenário inverso, a queda seria limitada a 10%-15%, pois “como pouca gente tem, não tem quem venda”.

Por que o “tudo ou nada” quebra a carteira

Especialistas convergem: a posição deve caber no planejamento financeiro, não na torcida eleitoral. Se a meta estratégica é 20% em renda variável, o momento é de ter 20% — nem mais, nem menos. Anderson Moreira, da DEX, propõe uma parcela tática máxima de 5% para quem insiste na aposta direcional, desde que o investidor assuma a volatilidade extrema caso as pesquisas errem.

Para quem não quer escolher lados, a saída são ETFs amplos como BOVA11. “É melhor capturar a média do mercado do que apostar alto numa tese e o resultado não se concretizar”, diz Moreira. Setoriais funcionam para teses específicas; amplos, para sobreviver ao ruído.

Setores que blindam e setores que sangram

Max Bohm, da Nomos, prefere carteira diversificada com nomes defensivos de qualidade: saneamento, energia elétrica e telecomunicações. Em caso de vitória de Lula, a queda concentra-se no curto prazo, punindo sensíveis a juros e consumo. Exportadoras — beneficiadas pelo dólar forte — tornam-se refúgio. Suzano (SUZB3), WEG (WEGE3) e Embraer (EMBJ3) entram no radar como hedge natural cambial dentro da B3.

  • Cenário oposição: fluxo estrangeiro volta, fiscal melhora, rali amplo (projeção +30%).
  • Cenário reeleição: queda de 10% a 15% no curto prazo, recuperação seletiva depois.
  • Proteção barata: ETFs globais (IVVB11, BDRs) descorrelacionados da eleição.
  • Proteção avançada: opções de venda no Ibovespa ou futuro do índice (exige conhecimento).

O dilema do Tesouro IPCA+: refúgio ou armadilha?

Muita gente corre para NTN-Bs longas achando que é porto seguro. Os gestores discordam. Bohm equipara o risco de marcação a mercado ao da Bolsa. Passero vai além: vê assimetria negativa. Com Lula, taxas voltam a IPCA+8% e há enxurrada de vendas (carteiras estão carregadas). Com a oposição, o estrangeiro migra para ações e some o comprador marginal. “A NTN-B pode ser uma aposta ruim”, sentencia.

Como entrar (e sair) sem tentar acertar o topo

Bohm defende estar posicionado desde já, sem apostar no vencedor. Moreira sugere escalonamento: defina o teto da posição e divida em três tempos — antes do 1º turno, entre turnos, pós-resultado. Frações devem refletir a perda tolerada em cada etapa. Isso não garante preço médio melhor, mas elimina a dependência de um único ponto de entrada.

Na saída, a regra é patrimonial: realize lucros se a fatia de ações estourar o limite da carteira. Tentar acertar o topo costuma custar mais caro que a disciplina.

O que observar daqui para frente

O primeiro turno (4/10) e eventual segundo turno (25/10) são gatilhos de liquidez, não de tese de longo prazo. Mantenha a alocação estratégica, use a parcela tática com proteção cambial ou de opções se tiver apetite, e ignore o ruído diário. O Brasil pesa menos de 2% do mercado global; diversificar 15% a 30% no exterior segue sendo a única proteção estrutural que funciona em qualquer cenário eleitoral.