Economia

Brasil menos “miserável” que nunca, mas infeliz: o paradoxo que ninguém explica

Gráfico comparativo mostra índice de miséria em queda histórica enquanto satisfação dos brasileiros estagna abaixo de 2014
Paradoxo brasileiro: economia melhora, mas felicidade não acompanha o mesmo ritmo desde 2014.

O índice de miséria brasileiro — soma do desemprego com a inflação — está no menor nível desde 1996. Ao mesmo tempo, a satisfação com a vida dos brasileiros continua 5% abaixo do pico de 2014. A economia melhora, mas o bem-estar não acompanha.

Essa desconexão expõe um limite claro: renda é condição necessária, mas não suficiente para a felicidade. O que mais está pesando na balança?

Os números que não se fecham

O World Happiness Report mede a satisfação com a vida numa escala de 0 a 10, usando médias móveis de três anos. Em 2022, o Brasil marcou 6,11 — o piso da série histórica iniciada em 2011. Houve recuperação para 6,63 em 2025, alta de cerca de 8%. Mesmo assim, o patamar de 2014 (6,98) permanece distante.

Enquanto isso, o “índice de miséria” mal passa de 9,7 pontos. A taxa de desocupação ronda 5,5% e o IPCA acumula 4,2% em 12 meses. Em 2014, quando a satisfação bateu o recorde, esse mesmo indicador superava 13 pontos. Nunca estivemos tão bem na métrica macroeconômica convencional — e, ainda assim, nos sentimos pior.

Segurança: a peça que não encaixa

As taxas de homicídio caíram de 27,7 por 100 mil habitantes (2012) para 19,1 em 2025, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. É o menor nível da série. Mortes violentas intencionais recuam há anos.

Mas a percepção não acompanha a estatística. Pesquisa Quaest recente aponta que cerca de 30% dos brasileiros veem a violência como o principal problema do país. A razão não é irracional: o patamar de homicídios segue alto para padrões internacionais e, sobretudo, houve uma explosão de estelionatos — muitos deles virtuais.

  • 2,3 milhões de registros de estelionato em 2025
  • Alta de 430% desde 2018
  • Facções migraram do tráfico para golpes digitais: menos corpos, mais vítimas financeiras

Como observou a The Economist, o crime organizado trocou a violência ostensiva por modelos de negócio mais lucrativos e silenciosos.

O efeito das apostas online no bolso e na cabeça

Outro fator emergente: as bets. Levantamento AtlasIntel/Bloomberg divulgado esta semana mostra que 88,5% dos brasileiros consideram que as apostas online trazem mais prejuízos do que benefícios à sociedade. A percepção tem base empírica sólida.

Estudo de Carvalho, Firpo, Freitas e Scatimburgo cruzou transações bancárias com o registro de crédito do Banco Central. Os achados são contundentes para quem inicia nas apostas:

  • Probabilidade de inadimplência sobe 20% (chega a 39% no cartão de crédito)
  • Limite de crédito cai 16%
  • Variação mensal do saldo em conta despenca 43%

Existe causalidade reversa: a dificuldade financeira prévia eleva a chance de a pessoa começar a apostar. Um ciclo vicioso que drena renda e saúde mental simultaneamente.

O que o Butão já sabia há 50 anos

Um working paper do FMI (Balasubramanian e Cashin, WP 2026/192) revisitou a Felicidade Interna Bruta butanesa com quatro décadas de dados. A conclusão reforça o paradoxo de Easterlin: o crescimento rápido da renda teve associação fraca com a felicidade medida. O bem-estar avançou, mas não na mesma proporção.

A lição vale para o Brasil: maximizar o bem-estar intertemporal exige olhar além do PIB. Segurança real (e não apenas estatística), saúde, educação e regulação de atividades com externalidades negativas — como apostas predatórias, poluição e mudanças climáticas — entram na conta.

O que observar daqui para frente

Sem responsabilidade fiscal, não há sustentabilidade: o bem-estar de hoje não pode ser financiado com o endividamento explosivo de amanhã. O desafio para gestores públicos e privados é integrar métricas subjetivas de satisfação ao desenho de políticas — pois o “índice de miséria” sozinho deixou de explicar como o brasileiro se sente. Acompanhe a evolução dos crimes digitais, a regulação das bets e os indicadores de percepção de segurança: eles dirão mais sobre o humor do país do que qualquer dado de inflação ou desemprego nos próximos trimestres.