Um estudo do FMI acaba de confirmar o que o Butão ensina desde os anos 1970: renda é necessária, mas não basta para garantir bem-estar. O Brasil de 2025 é a prova viva desse paradoxo: o “índice de miséria” está no menor nível em três décadas, mas a satisfação com a vida ainda não voltou ao pico de 2014.
Como explicar que estejamos economicamente “menos miseráveis” e, mesmo assim, mais insatisfeitos? A resposta está fora das planilhas macroeconômicas.
O paradoxo dos números: economia boa, humor ruim
O working paper do FMI (Balasubramanian e Cashin) analisou quatro décadas de Felicidade Interna Bruta butanesa. A conclusão reforça o paradoxo de Easterlin: o crescimento acelerado da renda teve associação fraca com a felicidade medida.
No Brasil, o World Happiness Report mostra a desconexão nua e crua. A satisfação com a vida (escala 0 a 10) bateu 6,11 em 2022 — o piso da série iniciada em 2011. Recuperou 8% desde então, chegando a 6,63 em 2025, mas permanece 5% abaixo do auge de 2014 (6,98).
Enquanto isso, o índice de miséria (desemprego + inflação) ronda 9,7 pontos, a mínima histórica desde 1996. Em 2014, quando a felicidade era maior, ele superava 13 pontos. Nunca a macroeconomia “doeu” tão pouco no bolso — e nunca nos sentimos tão distantes do contentamento de uma década atrás.
Segurança: a peça que não fecha na equação
Se o bolso não explica tudo, a percepção de risco preenche a lacuna. As mortes violentas intencionais caíram para 19,1 por 100 mil habitantes em 2025, o menor patamar do Anuário de Segurança Pública (eram 27,7 em 2012).
Mesmo com a queda expressiva, pesquisas Quaest indicam que 30% dos brasileiros apontam a violência como o principal problema do país. A sensação não é irracional: o patamar de homicídios segue alto para padrões globais e, crucialmente, o estelionato explodiu — 2,3 milhões de registros em 2025, alta de 430% desde 2018.
A dinâmica mudou: segundo The Economist, facções migraram do tráfico para golpes virtuais. Resultado: menos corpos nas ruas, muito mais vítimas financeiras invisíveis e uma sensação de insegurança difusa que nenhuma taxa de homicídio captura sozinha.
O efeito silencioso das bets no orçamento familiar
Outro vetor de insatisfação vem ganhando contornos de crise de saúde financeira. Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg revela que 88,5% dos brasileiros veem as apostas online como prejuízo líquido para a sociedade. A intuição tem base empírica sólida.
Estudo cruzando dados bancários e de crédito do BC (Carvalho, Firpo, Freitas e Scatimburgo) dimensionou o estrago para quem começa a apostar:
- +20% na probabilidade de inadimplência geral (sobe para 39% no cartão de crédito);
- -16% no limite de crédito concedido;
- -43% na variação mensal do saldo em conta.
Existe causalidade reversa: a dificuldade financeira prévia também empurra para o jogo. O ciclo vicioso drena renda, eleva estresse e corrói a sensação de controle sobre a própria vida — ingrediente central do bem-estar subjetivo.
O que observar daqui para frente: a conta do bem-estar intertemporal
A lição do Butão e dos dados brasileiros converge para um único ponto: maximizar bem-estar exige olhar além do PIB. Políticas eficazes precisam endereçar simultaneamente a dimensão econômica (emprego, inflação, crédito), a segurança real e percebida (incluindo o crime digital), a regulação de externalidades negativas (como o mercado de apostas) e a sustentabilidade fiscal.
Não há Felicidade Interna Bruta duradoura sem responsabilidade nas contas públicas — o bem-estar de hoje não pode ser financiado com a miséria de amanhã. O termômetro a monitorar nos próximos trimestres não é apenas o IPCA ou o desemprego, mas a evolução da inadimplência ligada a bets, a curva de estelionatos e a capacidade do Estado de converter queda de homicídios em sensação real de proteção. São essas variáveis “invisíveis” que ditarão se a recuperação da satisfação com a vida vai se consolidar ou estagnar.
