Economia

Brasil na mínima da miséria, mas felicidade não volta: o que está faltando?

Gráfico mostra queda do índice de miséria no Brasil enquanto felicidade estagna
Brasil atinge menor índice de miséria desde 1996, mas satisfação com a vida segue abaixo de 2014.

O índice de “miséria” macroeconômica — soma do desemprego com a inflação — atingiu 9,7 pontos, o menor nível desde 1996. Ainda assim, a satisfação do brasileiro com a vida permanece 5% abaixo do pico de 2014. A desconexão expõe um diagnóstico incômodo: renda é necessária, mas não basta para garantir bem-estar.

O paradoxo dos números oficiais

Dados do World Happiness Report mostram que a nota média de satisfação (escala 0 a 10) subiu de 6,11 em 2022 para 6,63 em 2025, alta de 8% em três anos. Mesmo com a recuperação, o patamar atual continua distante dos 6,98 registrados há uma década. Enquanto isso, a taxa de desocupação ronda 5,5% e o IPCA acumula 4,2% em 12 meses — combinados, formam o tal “índice de miséria” nas mínimas históricas.

Em 2014, quando a felicidade declarada atingiu o auge, o mesmo índice superava 13 pontos. Nunca estivemos tão “pouco miseráveis” pela métrica tradicional — e, paradoxalmente, nunca nos sentimos tão insatisfeitos desde o início da série.

Segurança: a queda que não convence

As mortes violentas intencionais caíram para 19,1 por 100 mil habitantes em 2025, o menor registro do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (eram 27,7 em 2012). A redução é real, expressiva e contínua desde 2018.

Porém, pesquisas Quaest indicam que cerca de 30% dos brasileiros ainda apontam a violência como o principal problema do país. A percepção não é irracional: o patamar de homicídios segue alto para padrões internacionais e, sobretudo, houve uma explosão de estelionatos — 2,3 milhões de registros em 2025, alta de 430% desde 2018.

Como destacou The Economist, as facções migraram do tráfico para golpes virtuais: menos cadáveres, mais lucro e uma multidão de vítimas invisíveis nas estatísticas de homicídio.

O efeito “bets” no bolso e na cabeça

Outro vetor de insatisfação surgiu com força recente: as apostas online. Levantamento AtlasIntel/Bloomberg revela que 88,5% da população considera que as bets trazem só prejuízos ou mais prejuízos que benefícios à sociedade.

Há respaldo empírico. Estudo de Carvalho, Firpo, Freitas e Scatimburgo, cruzando transações bancárias com o registro de crédito do Banco Central, quantificou o impacto de começar a apostar:

  • +20% na probabilidade de inadimplência geral (chega a 39% no cartão de crédito);
  • -16% no limite de crédito concedido;
  • -43% na variação mensal do saldo em conta.

Existe também causalidade reversa: a dificuldade financeira prévia eleva a chance de a pessoa iniciar nas apostas, criando um ciclo vicioso de endividamento e vulnerabilidade.

O que a ciência do Butão já sabia

Um working paper do FMI (Balasubramanian e Cashin, WP 2026/192) revisitou quatro décadas da Felicidade Interna Bruta butanesa. A conclusão ecoa o “paradoxo de Easterlin”: o rápido crescimento da renda teve associação fraca com a felicidade medida. O índice de bem-estar avançou, mas desconectou-se do PIB per capita.

A lição vale para o Brasil: políticas que olham apenas para o lado econômico deixam de fora variáveis decisivas — segurança real e percebida, regulação de atividades com externalidades negativas (como bets e fraudes digitais), saúde, educação e sustentabilidade fiscal.

O que observar daqui para frente

O bem-estar intertemporal exige equilíbrio: contas públicas controladas, endividamento não explosivo e regulação que proteja o cidadão de armadilhas comportamentais. Se a “miséria” macro continuará baixa, a batalha pela satisfação real será travada na segurança digital, no combate ao superendividamento induzido e na capacidade do Estado de entregar serviços que o PIB sozinho não garante. Acompanhe a evolução do endividamento das famílias e os indicadores de vitimização por fraude — eles podem antecipar o próximo movimento da curva de felicidade.